Carro alugado ou por assinatura vale a pena?
A ideia de carro alugado ou por assinatura é interessante para quem cansou de arcar com os custos fixos de impostos, seguro e manutenção de um carro. Aí pensa em alugar ou assinar um veículo. Mas, afinal, carro alugado ou por assinatura vale a pena? Fique conosco aqui na Aerofest e descubra como funcionam esses sistemas.
É claro que alguns custos, como de estacionamentos, eventuais multas e gasolina, não dá pra fugir. Mas com carro alugado dá para otimizar os outros valores e diminuir também a documentação e burocracia. Vamos descobrir juntos porque um carro alugado ou por assinatura pode ser a melhor solução para você ou para a sua empresa.

Conteúdo
Carro alugado se popularizou por conta de Uber e empresas
Se você quer saber se carro alugado ou por assinatura vale a pena, vamos começar dizendo que este é um sistema muito comum por conta de motoristas de Uber e outros tipos de empresas.
Acontece que, em ambos os casos, há interesse de contar sempre com um carro novo, com manutenção em dia, sem tantos custos fixos e depreciação. Claro que o seu carro é seu, um carro comprado. Mas ele deprecia, exige pagamento de impostos, seguro, e em um aluguel ou assinatura nada disso é obrigação sua. Os custos podem estar embutidos, mas a burocracia é da empresa dona do carro.
Um motorista de Uber precisa estar com seu carro sempre em dia. E vai ter custos com seguro, impostos, manutenção, que muitas vezes vão tornar a assinatura muito vantajosa, já que o preço pode ser semelhante, maior ou menor, mas as obrigações e contas serão simplificadas.
Carro alugado X carro por assinatura: qual a diferença?
Qual a grande diferença entre carro alugado ou por assinatura? No caso do aluguel, ele é indicado para quem vai usar o carro por pouco tempo. Um serviço esporádico em uma cidade, uma viagem, um evento. Agora, se é para uso contínuo, o indicado é a assinatura, que tem preços reduzidos quanto maior for o tempo de contrato.
Outra diferença entre aluguel e assinatura é que os carros alugados costumam ser usados, enquanto a assinatura garante um carro zero quilômetro a longo prazo.
Vantagem do carro por assinatura é não precisar do capital
Uma das grandes vantagens do carro por assinatura, é não precisar do capital para comprar um carro novo, pois você necessita pagar um valor alto, seja na totalidade ou em forma de entrada e parcelamento. Mesmo que você parcele, muitas vezes a mensalidade será igual ou superior a uma assinatura.
O mesmo vale para um carro alugado, a diferença será o tempo de permanência e o preço. Se for precisar sempre ou por um período muito grande, o ideal é assinar, já que o valor vai diminuindo.
Comparação de carro novo X carro por assinatura
Coloque no papel todos os custos que você teria e o capital total para compra de um carro. No final das contas, a prestação, o seguro, os impostos e gastos com manutenção possivelmente iriam ficar iguais ao valor da mensalidade de um carro por assinatura. Só que ele vai ser um carro zero km, com tudo em dia. É como se você tivesse sempre um carro novo à disposição. Ele não deprecia.
Imagine ter sempre um carro novo à disposição e que quando o contrato acabar você não precisa se preocupar se depreciou, pode renovar ou trocar por outro zero km?
Comparação de carro usado X assinatura
Se você quer comparar um carro usado em relação a um carro por assinatura, ou seja, o que você já tem ou comprar usado, mesmo que quitado, é preciso lembrar que ele terá mais custos de manutenção, IPVA, seguro.
Já o carro por assinatura inclui o custo da manutenção, seguro e impostos. Além disso, por ser um carro zero km, ele vai demandar muito menos revisões – e isso sequer é problema seu.
Carro alugado X assinatura? Preste atenção aos detalhes
E aí, decidiu se carro alugado ou por assinatura vale a pena? Seja qual for a sua decisão, não esqueça nunca de olhar os contratos do sistema que você optar. Isso vale para qualquer negócio, seja aluguel, assinatura ou compra, não é mesmo? Ninguém quer dor de cabeça com multas e papeladas, afinal de contas.
Existem diversos serviços, plataformas e até montadoras que oferecem carros por assinatura. Os contratos de assinatura podem ser de 12, 18, 24, 36 e até 48 meses. Fique atento também à quilometragem prevista no contrato e a detalhes como quem será o condutor. É possível que a empresa queira saber quem mais irá ou não dirigir o carro e ter condições diferentes para uso pessoal ou profissional e para motoristas de aplicativos. Tire todas as dúvidas antes de assinar para não correr o risco de uma multa posterior.