Como escolher o melhor pneu para caminhão: o guia completo
Comprar pneu para caminhão pode parecer uma tarefa simples, mas é preciso estar atento a algumas particularidades desse tipo de veículo. Escolher o pneu errado pode resultar em prejuízos financeiros, perda de tempo ou mesmo acidentes.
Foi pensando na importância de saber escolher bem o pneu, que este guia foi elaborado. Assim, confira todas as informações essenciais para economizar seu tempo, seu dinheiro e sua paciência na hora da compra.
Conteúdo
Entendendo a diferença entre pneu de caminhão e pneu de carro
Comprar pneus exige uma série de informações anteriores sobre o tipo do veículo, carga, duração de viagem e tipo de solo do local. Assim, saiba que o pneu para caminhão é projetado para suportar muito mais peso, ter mais aderência com o solo, maior força de frenagem e estabilidade de chassi. Além de uma estrutura interna reforçada que permite suportar maior pressão de ar do que os pneus de automóveis.
Cada pneu para caminhão, porém, possui uma finalidade. Um caminhão mais pesado e longo exigirá um pneu específico para o seu porte. Com isso, um caminhão que opera em regiões com climas muito peculiares ou em estradas perigosas precisa de outro tipo de pneu.
O pneu de carro, por sua vez, possui uma estrutura diferenciada. Enquanto a de caminhão é feito com camadas de aço e nylon, o de carro é feita a partir de lonas, estruturas de tecidos entrelaçados em tração, o que o torna menos resistente e firme que o de caminhão.
Além disso, o pneu de automóvel possui uma altura menor, e isso ajuda a distribuir de forma mais uniforme o peso do veículo no solo, dando maior estabilidade na hora da frenagem.
O padrão de bandagem, por essa razão, também é diferente. Enquanto nos carros os sulcos são menores, devido à altura, nos caminhões eles são maiores e profundos, compensando a instabilidade vinda da altura e peso.
Escolhendo o tamanho do pneu certo para o veículo
Na hora de escolher, um dos fatores mais importantes a ser considerado pelo comprador é o tamanho e seguir as recomendações da própria fabricante do pneu para caminhão. Evite comprar pneus apenas por critérios econômicos e preze pela segurança na estrada.
O tamanho certo para o seu veículo pode ser encontrado nas indicações da fabricante do caminhão. Lá estão contidas uma série de numerais e letras que servem de código para as medidas do pneu (ex.: 299/80R22.5).
Os primeiros três números se referem à largura do pneu em milímetros; o segundo, a relação da altura e largura expressa em porcentagem. A letra representa sempre o tipo de construção do pneu (R é radial, D é diagonal, T é pneu tracionado), e cada um possui uma finalidade, capacidade de carga, vida útil e tipo de solo mais indicado.
O terceiro número é sempre referente à dimensão interna do pneu, responsável pela sua velocidade máxima. Sempre ao lado desse código virá a indicação do tamanho do aro indicado para esse modelo de pneu. É importante prestar bastante atenção e comprá-lo no tamanho indicado.
Descobrindo a pressão certa para os pneus de caminhão
A pressão certa para os pneus para caminhão é fundamental para o desempenho do veículo. Normalmente, a pressão ideal é informada pela própria fabricante, conforme modelo e tipo de pneu.
A medição se dá por um medidor de pressão junto à válvula encontrada no aro do pneu (o pneu precisa estar frio), próximo à borda. Removendo a tampa da válvula e inserindo o medidor, será dada uma informação em PSI (unidade de medida de pressão), e esse valor deve corresponder ao valor indicado pela fabricante.
Geralmente, as pressões indicadas são: 60 a 80 PSI para caminhões leves; 80 a 100 PSI para caminhões de carga média e de uma carroceria; de 100 a 120 PSI para caminhões pesados e de longos.
Se a pressão estiver abaixo da indicação do fabricante, encha mais o pneu até o valor ideal; se estiver acima, diminua a pressão (com o mesmo calibrador usado para encher, mas na função reversa), até a medida ideal.
Qual a vida útil dos pneus de caminhão?
A vida útil dos pneus de caminhão está contida na informação da fabricante. Se o pneu cumpre toda a sua vida útil ou não, depende do quanto o veículo é utilizado e do tipo de estrada onde é submetido.
Um caminhão operado todos os dias terá de ter seus pneus trocados antes de um que opera poucas vezes ao mês. A validade, porém, segundo a fabricante é sempre a mesma.
Para aumentar a vida útil do pneu é necessário, sobretudo: manutenção frequente, calibragem regular, alinhamento, balanceamento, verificar desgastes e profundidade dos sulcos e placas de freios. Em geral, são projetados para serem duráveis e resistentes a determinados tipos de cargas e forças físicas do ambiente.
Os pneus para esse tipo de veículo precisam ser trocados?
Sim, os pneus para caminhões precisam ser trocados regularmente para garantir a segurança do motorista, do veículo e dos demais usuários das pistas. O tempo exato para substituir varia de acordo com o nível do desgaste, quilômetros rodados, carga atribuída e muitos outros fatores.
Com essas dicas, você está pronto para escolher o pneu para o seu caminhão e partir em viagem. Lembre-se de escolher sempre o modelo adequado e, se ainda persistir dúvidas, procure profissionais especializados. Com o cuidado e manutenção, os pneus durarão muito tempo e garantirão sua segurança.